A Escola de Ensinamento Sufi oferece instrução gratuita nos ensinamentos das cinco principais Ordens Sufi – Naqshbandi, Mujaddidi, Chishti, Qadiri e Shadhili – com ênfase especial na Mujaddidi. A Escola foi fundada pelo Sheykh Hazrat Azad Rasool (ra) em 1975 com o consentimento de seu próprio Sheykh, Maulvi Muhammad Sa’id Khan (ra). Após 55 anos trabalhando incansavelmente com o intuito de propagar os ensinamentos ao redor do mundo, o Sheykh Hazrat Azad Rasool (ra) faleceu em 7 de novembro de 2006. O Instituto, agora sob o nome Escola de Ensinamento Sufi, tem ramificações ao redor do mundo com estudantes em muitos países, incluindo o Canada, Brasil, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Austrália, Nova Zelândia, Bangladesh, Paquistão, Polônia, Reino Unido, EUA, Itália, Alemanha, Egito, Tunísia, Etiópia, Malásia, Cingapura e Omã.

Como é a tradição das ordens Sufi, o trabalho continua ininterrupto. O filho de Hazrat e seu sucessor (califa), Sheykh Hamid Hasan lidera agora o Instituto de Busca da Verdade e a Escola de Ensinamento Sufi e proporciona iniciação e orientação às pessoas no caminho do Sufismo. O objetivo primordial da Escola é ensinar as práticas da ordem de maneira que todos os aspirantes genuínos possam ter acesso aos imensos benefícios e bençãos do caminho Sufi. A Escola pede que os estudantes façam um esforço sincero e regular de adotar as práticas de meditação e recitação através das quais o ego é desenvolvido e purificado. Com um programa de meditação e recitação gradual e assistido o estudante torna-se mais refinado e começa a entender sua relação com o mundo e com seu criador de novas formas.

As práticas são realizadas de acordo com a Sunna do Profeta Mohammed (SAWS) e foram cuidadosamente refinadas e atualizadas por sucessivos sheykhs Sufis visando mantê-las relevantes e eficazes nas sociedades contemporâneas. Entretanto, na nossa Ordem não é necessário se tornar Muçulmano para obter o ensino.Uma característica singular da Escola é o objetivo de levar alguns desses ensinamentos (anteriormente considerados esotéricos) do oriente para o mundo ocidental em um momento oportuno da história.