Segundo os Sufis, a mente não é o único centro de consciência do ser humano posto que há outros centros sutis dos quais o coração é o mais importante. O coração é o ponto de iluminação e pode perceber a verdade diretamente. Existe uma condição para que isso aconteça; o coração deve ser despertado.

Em nossa ordem buscamos a ajuda de um tipo especial de meditação (Muraqaba). Há uma diferença fundamental entre a nossa meditação e as meditações de outros sistemas. Não procuramos trabalhar através da concentração de energia do corpo físico em um ponto único como é praticado em outros sistemas. Em nossa ordem o significado da meditação é a pessoa se desconectar da atividade cotidiana e, por um período de tempo, devotar sua atenção a Deus. Após as 10 lições preliminares, o estudante poderá optar por continuar seu progresso adotando uma forma de vida baseada nos princípios islâmicos e na sunna – o exemplo do Profeta Mohammed (SAWS). Alguns estudantes levam anos para concluir as primeiras lições enquanto outros progridem mais rapidamente, dependendo de seu estado quando chegam ao Sufismo e da dedicação contínua às práticas.

As práticas preliminares começam com a meditação no coração, onde é feita uma intenção (niyyat) e o aspirante senta-se então em silêncio por cerca de 45 minutos. Na nossa meditação não adotamos posturas ou posições especiais, mas quando se senta pacientemente as bençãos do Divino são concedidas ao aspirante. Alguns benefícios físicos e espirituais podem ser vivenciados de imediato. Alguns aspirantes vivenciam um aumento de espontaneidade e contentamento, paciência e tolerância e o desenvolvimento de percepção e conhecimento pessoais como efeitos da prática das nossas meditações. As reuniões semanais, onde pequenos grupos de estudantes meditam juntos, ajudam o estudante a progredir mais rapidamente. A prática regular desses exercícios de meditação e recitação ajuda a pessoa a criar e manter uma conexão sincera com o Divino.